Conheça as Top 10 casas sustentáveis do Mundo

Compartilhar:

Casa Sustentável

Embora o sonho de ter uma casa enorme ainda prevaleça, a idéia de morar em casas sustentáveis, mais bem projetadas , que refletem o compromisso com a comunidade e com o meio ambiente, já começa a soar de maneira mais suave nos ouvidos da parte mais conciente da população.

A arquitetura com sua linha de transformações criativas e fascinantes, começa a mostrar que não é apenas de aparencia que vivem os grandes projetos, pelo menos não na era moderna, hoje em dia ela vem com uma responsabilidade adicional: a sustentabilidade.

Nos últimos anos, houve um aumento perceptível com relação a consciência ambiental e uma mudança de foco que incentiva as pessoas a viver vidas mais verdes, e isso se estendeu aos imóveis ondem moram.

Aqui estão 10 casas sustentáveis que irão fazer você entender o que realmente significa qualidade de vida.

1 – Z6 House (Estados Unidos)

 

A casa Z6 na Califórnia é tudo sobre design sustentável inovador e prático, o próprio nome é baseado na filosofia de atingir níveis zero de toda a áreas-chave: resíduos, energia, emissões de carbono, água e ignorância. Ela é uma combinação de todos os métodos sustentáveis de construção, e o resultado não é apenas uma casa de desperdício zero, mas também um ambiente com uma arquitetura elegante. A residência faz uso intenso de energia solar e é responsável por cerca de 70% do seu consumo de energia. Através de outros luxos, como aquecedores solares de água, a casa Z6 contempla o melhor dos recursos naturais.

2 – IKAROS House (Alemanha)

A casa IKAROS foi apresentada na Alemanha no Europeu Decathlon Solar. Construído pela Universidade de Ciências Aplicadas de Rosenheim, o projeto produz energia que excede as necessidades da casa. Como isso é possível? Usando uma variedade de tecnologias verdes, como painéis solares, painéis de isolamento a vácuo, sistemas mecânicos eficientes e ventilação natural. A casa foi construída para uma família de quatro pessoas e é um pequeno edifício compacto, com um design muito interessante. De acordo com informação dos fabricantes, através das tecnologias aplicadas, é possível economizar cerca de 4 mil euros com energia a cada ano.

3 – Chuckanut Ridge House (Estados Unidos)

Chuckanut Ridge House, é um prédio projetado por Prentiss Architects no estado de Washington. Os arquitetos respeitaram os desejos dos clientes, uma grande família com uma forte herança do Leste Asiático, para desenvolver uma casa sustentável com o mínimo impacto ambiental. Entre outras coisas, foram utilizados painéis fotovoltaicos para fornecer a energia elétrica para a casa e captação da água da chuva como fonte de água. Muitas pessoas temem que a adição de painéis solares podem interagir com o projeto de arquitetura de uma forma negativa, por isso foram utilizados painéis independentes como uma solução alternativa original. Além disso, janelas do chão ao teto garantem uma boa iluminação natural durante todo o dia e transformam alguns dos cômodos (particularmente o de estar e quartos) na primeira fila para apreciar a fascinante paisagem ao ar livre.

4 – Home for Life (Dinamarca)

Home for Life é um projeto residencial sustentável proveniente de arquitetos dinamarqueses. Localizado perto de Aarhus, na Dinamarca, é dito ser a primeira “Casa Ativa” no planeta, enfatizando o baixo consumo de energia e um “futuro de baixo carbono”. Curiosamente, esta casa produz mais energia do que consome, isto é possível devido à células solares, bomba solar, sensores de calor, mecanismos de aberturas de janelas automáticas e uso máximo de luz natural. Tudo nesta casa é monitorado e medido e antes da implementação do projeto muitos estudos foram necessários. Além de seu valor altamente funcional e Eco, esta construção é também muito estética e moderna, mas sendo dadas as suas impressionantes características sustentáveis, isso realmente vem em segundo plano.

5 – Westside Road (Estados Unidos)

O projeto Westside Road começou com a idéia de projetar uma casa em um terreno plano em Healdsburg, California, e posteriormente foi levado para um terreno íngreme com colinas ao redor. Situado no topo de uma colina, esta casa oferece uma vista incrível do vale do rio russo e uma piscina olímpica que nos convida a arriscar umas nadadas respirando o ar fresco circundante. O Arquiteto Dowling Kimm procurou utilizar os materiais mais sustentáveis e os melhores sistemas de eficiência energética. A fim de maximizar a eficiência dos painéis solares usados, e também se beneficiar da luz solar direta durante todo os meses de verão, esta casa foi projetada voltada para o sul.

Todos os aparelhos elétricos tem controle de eficiência energética e ajudam a levar uma vida eco-friendly. O exterior da casa é simples, mas bonita e encanta o espectador com sua mistura perfeita natural de cores. A arte escolhida para a residência Westside Road expressa uma unidade com a natureza que rodeia a casa por todos os lados. As janelas grandes, brilhantes convidam a luz natural para acariciar cada espaço da casa e tudo que resta é aproveitar o ar fresco recebido como um presente da floresta que circunda.

6 – Hover House 3 (Estados Unidos)

A Hover House 3 vem de Glen Irani Arquitetos e está localizado nos canais de Veneza de Los Angeles, Califórnia. O desafio do projeto foi o de maximizar o espaço ao ar livre, criando um volume que parece pairar acima do nível do solo. Com uma área de 232 m², três quartos e dois escritórios, esta casa consegue maximizar o potencial dos espaços exteriores, reduzindo a superfície interior. Além disso, o projeto é uma vitrine de sustentabilidade, de acordo com os arquitetos: análise de energia incorporada nos principais sistemas resultou na utilização de painéis exteriores de ardósia artificiais, a ventilação natural é cuidadosamente concebido com canais adequados as janelas e uma torre de vento que se estende acima do telhado, a fim de eliminar o ar condicionado. Painéis fotovoltaicos montados no telhado compensação de 80% da demanda de energia. Com exceção da pintura da parede interior, todos os acabamentos interiores foram concebidos para durar indefinidamente, para que as futuras substituições de acabamento sejam minimizadas ou eliminadas. A residência também possui um sistema especial para reduzir o ruído exterior. Além de ser amigo do ambiente, esta casa tem um belíssimo e surpreendente design.

7 – Iseami House (Costa Rica)

A Iseami House foi criada pela empresa Robles Arquitectos em Playa Carate, Costa Rica, e está maravilhosamente situada numa pequena colina acima do oceano, a 20 km de distância de qualquer cidade. A estrutura auto-sustentável foi um desafio para os arquitetos, pois a casa tinha que ser independente e de confiança, ao mesmo tempo que está situada em um ambiente úmido. O imóvel abriga um espaço multifuncional para o Instituto ISEAMI (Instituto de Sustentabilidade, Ecologia, Arte, Mente e Investigação) no primeiro pavimento e o segundo nível da casa é usado como uma casa pelo diretor do Instituto.
Esta casa de muito baixa manutenção foi criado em duas etapas: na primeira etapa, os arquitetos tiveram que levar em consideração o local, clima, fornecimento de energia, materiais que foram utilizados, o ambiente, os custos e as inovações, a fim de certificar-se que o casa teria o menor impacto sobre a natureza que a rodeia. A segunda fase desenvolveu a certeza de que a casa mantém o mínimo de dano possível ao ambiente. Estando tão longe de qualquer fonte de energia, a casa teve que ser construída para ser 100% auto-suficiente. Uma fonte natural de água potável é utilizada para abastecer o imóvel e a energia solar oferece a eletricidade que a casa precisa. As peças pré-fabricadas de aço branco foram construídos fora do local e posteriormente montados no local.
8 – Drew House (Austrália)

Localizada em Queensland, na Austrália, a Drew House foi construída perto da famosa Grande Barreira de Corais, tão ecológica quanto possível. Afim de não gerar danos ao meio ambiente, grande parte da casa foi fabricada antes em uma área adequada para construções e transportada para o Parque totalmente concluída. Tanques para captação de água de chuva e painéis elétricos para utilização da energia solar, em um d

9 – Wren House (Estados Unidos)

Wren House é um projeto residencial concebido e concluído por Chris Pardo em Missoula, Montana. Ela foi totalmente construída com a sustentabilidade em mente, uma vez que o proprietário e sua família têm um profundo respeito ao meio ambiente. Gozando de várias características únicas sustentáveis, a habitação exige muito pouca energia e aquecimento. A casa está equipada com dois painéis solares, um sistema de água solar, geotérmica, iluminação personalizada LED e janelas de alto desempenho.

A estrutura possui dois níveis e um terraço que permite que a família desfrute de vistas espectaculares sobre as colinas circundantes. A fachada frontal parece um pouco rígida, dando-lhe a sensação de que o interior é pouco iluminado, mas isso foi apenas uma boa maneira encontrada para adicionar uma sensação de privacidade. Luz e calor desempenham um papel muito importante no projeto da casa, a luz do sol entra suavemente através das janelas do chão ao teto, orientados para o pátio, gerando boa iluminação aos ambientes e economizando energia elétrica.

10 – Carmelo’s House (Israel)

Esta casa contemporânea imponente localizado às margens do Mar Mediterrâneo, na encosta sul do Monte Carmelo, em Israel, foi projetado por Heidi Arad Architects e presta homenagem à arquitetura sustentável. Com uma área total de 250 metros quadrados, a residência apresenta um exterior elegante, dominada por uma cor branca, parcialmente interrompida por revestimento de madeira. O projeto é aberto para o mar, com a ajuda de portas de vidro deslizantes. Uma vez lá dentro, o potencial visitante certamente ficará impressionado com o design elegante e a decoração moderna. Os princípios da arquitetura sustentável foram habilmente adaptados para a concepção global: a ventilação é assegurada de forma natural através de janelas panorâmicas, a água da chuva é recolhida em um tanque especial e utilizada para fins domésticos e materiais naturais são utilizados por toda parte.

Comentários no Facebook
Compartilhar: