DICAS PARA A BATERIA DO SEU CELULAR DURAR MAIS

Jogos mobile, gráficos avançados, GPS com atualização do trânsito em tempo real, processadores de múltiplos núcleos. A atual geração de smartphones nos permite realizar tantas operações e oferece desempenho tão alto que, seu ponto fraco, muitas vezes, acaba sendo a autonomia da bateria.

Se é ótimo poder chegar e-mails e mapas no smartphones, é terrível ficar sem bateria para realizar uma simples ligação. Para quem trabalha perto de uma fonte de energia, este problema talvez não seja tão grave. Mas e quando precisamos passar o dia na rua, sem uma tomada por perto?

Mesmos nos smartphones mais avançados, há ajustes na configuração que podem reduzir sensivelmente o consumo e aumentar significativamente a autonomia de seu dispositivo.

Veja as cinco atitudes mais eficientes para poupar energia no smartphone.

1 – Vai ficar longe da tomada e a energia está abaixo da metade? Desabilite funções como Wi-Fi, GPS e a conexão Bluetooth. As placas de conexão destas tecnologias consomem muita energia e, interromper seu uso temporariamente, pode mais que dobrar a autonomia de seu smartphone.

2 – Reduza o brilho da tela. Entre todos os componentes do dispositivo, a tela é o que consome maior energia. Em modo noturno, você pouca energia e ainda faz uso mais discreto do aparelho.

3 – Desative notificações de aplicativos. Se não for essencial, vale desabilitar as notificações de email, WhatsApp e outras aplicações. A cada vez que são disparadas, o celular vibra e emite um sinal sonoro, recursos que consomem energia. Isto não significa que você não poderá chegar seus apps, mas apenas que eles não vão mandar avisos a cada vez que uma nova mensagem chegar.

4 – Diminua o tempo de bloqueio automático da tela. Esta atitude simples faz o celular entrar em modo “descanso” logo após você deixar de manipulá-lo. Isto evita, por exemplo, que a tela continue acesa por muito tempo, mesmo após você colocá-lo no bolso.

5 – Feche os apps que ficam rodando em segundo plano. Muita gente não percebe, mas abre diversos aplicativos e nunca os fecha. O resultado é que, às vezes, vários apps ficam abertos e todos consumindo um pouco de energia. Vale deixar “aberto” apenas aqueles que, de fato, você estiver usando.

6 – Se estiver preocupado com o nível de bateria, evite usar algumas funções de alto consumo, como games de corrida, música no alto falante, flash para fotos ou a função lanterna, que usa as lâmpadas de LED do flash para iluminar o meio ambiente.

Se não quiser ter o trabalho de, manualmente, verificar cada um dos itens acima é possível usar apps de gestão de energia, que desligam funções de alto consumo quando estamos na rua e as religam automaticamente quando conectamos o celular a uma fonte de energia.

Um deles é o Du Battery Saver, totalmente gratuito e simples de usar. Du Battery só está disponível para smartphones Android. Veja os reviews de usuários no Google Play e saiba se este é o melhor app para te ajudar.

Além de bom para o usuário de smartphone, economizar energia também faz bem para o planeta.

Compartilhar: